2020, Escola

De volta à escola I

Já voltaram à escola.

Na verdade, sabia melhor mais férias, mais tempo connosco, mais tempo sem horários, mais tempo de chinelo no pé.

Mas precisam regressar e irem para a escola ainda numa fase descontraída, quando ainda é só brincadeira e re-encontro com os amigos, faz-lhes tão bem!

Chegam estafadinhos a casa. Banho, jantar, cama e adormecem em minutos. Brincaram, tiveram experiências novas, contam coisas que fizeram com os amigos e a vida parece que voltou ao normal.

Só tenho pena que o tempo que estão na escola seja superior ao que eu desejaria que eles estivessem. Uma coisa é deixa-los para as actividades, aulas e para a brincadeira, a outra é deixa-los porque não temos forma de os ter noutro local que não seja lá, e ás vezes essa hora, ou horas a mais, tornam-se pesadas para eles.

Estes últimos meses (Junho, Julho e Setembro) permitiu-nos, de alguma forma, não os sobrecarregar com horas a mais na escola e fez-me pensar que realmente, esses sítios deviam ser locais aonde vão para fazer alguma coisa e não aonde vão, porque não temos alternativa a pô-los na escola mais tarde, ou de os ir buscar mais cedo.

Acontece na verdade, cada vez com famílias que estão deslocadas das suas zonas de origem, como nós e que por isso não existe uma rede de apoio familiar. Isto é realmente muito importante e tem grande impacto em miúdos principalmente assim pequenos.

Mas talvez esta paragem, este abrandar forçado nas nossas vidas, tenha vindo chamar a atenção para este assunto – das crianças que passam demasiado tempo na escola. Alguma coisa tem de ser entretanto ser alterada, nomeadamente as horas que passamos nos nossos trabalhos, porque na verdade não me ocorre outra.

Uma coisa sem duvida ficou destes tempos tão estranhos, não há nada mais importante que a nossa família e que os nossos filhos, o tempo que passamos com eles e a qualidade desse tempo.

É por isso que vou lutar e gerir as nossas vidas.

This entry was posted in: 2020, Escola

por

A mãe sabe, a mãe lembra, a mãe cuida, a Mãe é Minha! Adepta e defensora do Babywearing, Co-Sleeping, da Amamentação da Parentalidade Positiva e Wellness Advocate na empresa DoTERRA. Inspirada pelos meus dois filhos. Sonho com as viagens que faremos juntos pelo Mundo!