É assim que podem iniciar o mundo da reciclagem – Jogo didático de inspiração Montessori

Foi-nos pedido pela escola da Beatriz criar um jogo de inspiração Montessoriana, adequada à idade dos meninos da sala: 2/3 anos.

Aqui ficam os passos:

1. Pesquisa:  Fui ao Pinterest e procurei por Montessori Age 2/3 DIY e voilá! Encontrei imensa informação sobre o assunto. Fotos, lista de materiais, explicações de como fazer. É só escolher o que acharem que mais se identifica convosco e os pequenos; perceber se têm o material necessário ou se o conseguem arranjar facilmente, se o conseguem executar e perceber em que medida os vossos filhos vão poder participar e divertir-se.
2. Material: Uma caixa. No nosso caso foi uma caixa de ovos, mas pode ser usada qualquer outra embalagem com divisórias, ex.: cuvette de gelo

Folha branca A4 de um material resistente, tipo cartolina, folha de eva, folha de feltro, etc, para fazer 6*4 = 24 círculos

    (as bases das formas)

Seis cartolinas com cores diferentes – se não quiserem ou não tiverem cartolinas, podem sempre usar papel ou outro material que tenham o que leva a ideia de reciclagem a outro nível. Podem ser revistas, embalagens de papel, etc, desde que dê para 

    • cortar

6 elementos da mesma cor com a mesma área.Cola;Tesoura;Formas para desenhar os elementos. Usámos tudo o que havia à mão. Para os  círculos:  bases de copos com diâmetro de 3/4 cm e uns mais pequenos com 2/3 cm; Para os quadrados: podem usar uma régua ou então a olho mesmo; fizemos 2 tipos, um quadrado e outro com os cantos arredondados

    • ,

aproveitem e façam mais uns quadrados, um pouco maiores e cortem na diagonal divididos igualmente – obtêm os triângulos; para as flores e os corações (o mais difícil), eu usei umas formas de fazer bolachas. Se não conseguirem, inventem outras formas, a ideia é ter 6 elementos diferentes, mas podem repetir formas com diferentes cores.

Para a montagem:

1. Na caixa de ovos colar em cada compartimento uma imagem de cada um dos elementos – quadrado; quadrado cantos arredondados, círculo; triângulo; flor; coração.
2. Para montar as peças: sobre os círculos brancos, mais ou menos a meio colar os diferentes elementos – fiz só quatro de cada, podem fazer com mais ou com menos.
3. Usei as restantes peças no tampo da caixa que sobraram para decorar. Se quiserem podem usar mais uma vez a cartolina branca como base.

Instruções do jogo:

Para jogar, com a caixa aberta, basta colocar as peças todas baralhadas sobre a tampa e os meninos irem tirando uma a uma as formas e colocar no sítio que corresponde a imagem.

No fim ganham todos.

Mãos à obra, e boas brincadeiras!

Anúncios