A tragicomédia da escovagem dos dentinhos!

amaeeminhablog-escovar-os-dentes
Pexels

 

Tudo fazemos para que a higiene dentária faça a diferença desde pequeninos. Esperamos que o esforço de escovar sempre os dentes se reflita na saúde dos dentes deles não só agora como no futuro.

Além de criarem um hábito desde muito “minis”, uma boa higienização mesmo em dentes de leite vai implicar uma saúde dentária nos dentes definitivos que já lá estão.

Nem sempre é fácil. Para as crianças escovar os dentes é uma coisa estranha que dificilmente entra na rotina. Não lembra a ninguém não é? “Ainda agora comi aquele morango e agora querem-me tirar o sabor???”

Bom, alguns truques que fomos usando por aqui:

1- Arranjar uma escova de dentes engraçada. Existem muitas opções e definitivamente arranjar uma com personagens que eles se identifiquem faz toda a diferença.

2- Usar uma pasta de dentes com um sabor que eles gostem também ajuda muito. Por aqui no top temos a Banana e o Morango. Tutti Frutti nem tanto.

3- O exemplo e o brincar aos crescidos muda tudo. Colocarmo-nos à frente deles com a nossa escova e escovarmos os nossos dentes enquanto eles escovam os deles é giro e eles acham piada. Ou ainda melhor, se tiverem um irmão. Por aqui  ajuda muito a mais pequenita ver o irmão a escovar os dele.

Eles fazem melhor as coisas por imitação. Por isso deixem os pequenitos escovar os vossos dentes também. Provavelmente vão escovar tudo menos os dentes. Mas pronto, pelo menos não magoa… muito. Vão ver que ao ajudarem eles aceitam melhor ser ajudados. E vai ser divertido, para todos.

4 – O facto deles se identificarem com os seus pares, ajuda muito, por isso ler uma história sobre um menino que escova os dentes para que não fiquem estragados também ajuda. Ou mostrar um vídeo para que eles consigam ver como fazem os outros meninos.

Depois das primeiras aventuras e birras, acaba por entrar na rotina e é mais uma tarefa a realizar.

Vale a pena o “investimento”.

Por falar nisso não convém descurar a primeira visita ao Dentista que pode ser mais cedo do que pensamos.

A primeira ida ao dentista por aqui.

Dentista parte II

Entretanto, boas escovagens!!

 

 

Anúncios