Filhos com idades próximas? Vantagens e desvantagens

amaeeminhablog-idades-próximas
João com 2 anos e 4 meses e Beatriz com 4 meses

Já aqui tinha referido que como em tudo, nisto de ter filhos com idades muito próximas não existem só coisas boas ou más.

Ela tem dois e ele tem quatro:

Vantagens

  • Na hora do sono, que geralmente coincide, as histórias e músicas para adormecer praticamente são as mesmas, embora ele um pouco já mais exigente.
  • As brincadeiras, os brinquedos, as diversões no exterior, as festas de anos podem perfeitamente ser para os dois. Não há assim tanta diferença.
  • Os carrinhos, camiões, barcos ou comboios que encontramos nos Centros Comerciais ou Supermercados, que têm dois ou mais lugares facilitam a vida e o bolso. O dobro da diversão pelo preço de um.
  • As roupas que dão para reutilizar, que apesar de serem maioritariamente de rapaz, consigo sempre fazer com que fiquem bem à Beatriz. Ainda por cima ela fica toda orgulhosa quando digo que eram do irmão, sendo que às vezes ela insiste em dizer que certa peça era do Mano e agora é dela, mesmo que eu diga que foi só dela. Enfim. No nosso caso ainda há mais um bónus: como nasceram exatamente na mesma altura, praticamente todas as roupas servem na estação do ano em questão, com uns pequenos ajustes à diferença de tamanho de cada um.
  • Quanto às refeições, nesta altura também já comem mais ou menos o mesmo. Muito mais prático e menos birras entre eles. Como faço tudo igual ninguém reclama que quer comer a comida do outro.

 

Às vezes penso que são quase gémeos com dois anos de diferença, ainda que saiba que não.

E penso também que se agora mesmo assim dão tanto trabalho, se fossem gémeos nem sabia onde me iria meter por vezes…

Desvantagens

Como já referi num post anterior, o que realmente custou mais foi de, “obrigatoriamente” ter dado menos atenção ao João após os dois anos de idade, quando a irmã nasceu.

Tecnicamente já não sendo um Bebé, a verdade é que ainda o era e ainda precisava de muito mimo, de muita atenção. E de muita Mãe.

E a Mãe tinha que dividir colo para que nenhum sentisse.

As rotinas e os horários eram diferentes. Mas a dependência ainda era muita e ele teve que crescer e desprender-se um pouco da Mãe mais cedo do que seria natural e do que eu idealizei.

Existem mais desvantagens. Por agora não me ocorrem, talvez ainda vá descobrir. Mas esta é a que me pesou mais.

 

 

 

Anúncios